• Prof. Antonio Carlos Rolim

Sustentabilidade Ambiental na Lavagem Automotiva

No passado, as pessoas costumavam lavar seus carros no quintal de suas casas. O volume de água nesse tipo de lavagem é muito variável e depende de uma ampla gama de fatores, principalmente do tamanho do veículo e do método de lavagem. Estudos indicam valores entre 120 a 200 L de água na lavagem doméstica de veículos. Hoje, contudo, buscando comodidade e economia, a maioria das pessoas procuram centros de lavagem automotiva para a higienização dos seus veículos. Do ponto de vista ambiental, apenas transfere-se de local o consumo de água.


A indústria de lavagem de carros é um dos maiores consumidores de água limpa. A água utilizada por veículo varia entre 150 e 600 L, dependendo do tamanho do carro e do equipamento de lavagem utilizado. Além do reconhecimento dos impactos ambientais, há um interesse crescente no setor de lavagem automotiva no tratamento e reutilização de águas, visando diminuir o consumo por motivos econômicos. No Brasil, a lavagem automotiva consome uma média de 3,7 milhões de m³/mês, um consumo maior do que a maioria das cidades brasileiras.


Legislação ambiental e diretrizes públicas acerca desse assunto estão sendo implementadas em diversas partes do mundo, em face da maior preocupação com o meio ambiente. Temos o exemplo de Queesland, Austrália, onde o consumo de água é limitado a 70 litros por veículo. Alguns países da Europa também restringem o consumo ou impõem um percentual de reciclagem da água. Em 2015, a cidade de São Paulo aprovou uma lei criando o programa de reuso da água em postos de serviços e abastecimento de veículos e lava-rápidos.

A água residual da lavagem de veículos pode ser tratada por processo que envolve separação de água e óleo, coagulação, floculação, flotação, decantação, filtração e desinfecção. Todas essas etapas do processo de tratamento desempenham um papel importante na remoção ou diminuição dos diversos tipos de poluentes e patógenos presentes na água residuária até aos níveis aceitáveis para as operações de lavagem.



64 visualizações0 comentário
 

Formulário de Inscrição

Tel: (11) 97532-9536

São Paulo, SP

  • Facebook
  • YouTube

©2020 by D3